"Doutora, meu gato vomita, é normal?"
- M. V. Jaqueline Neumann
- 22 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Vômitos em gatos é um sintoma bastante recorrente na clínica de pequenos animais. Os vômitos podem ter várias origens e identificar suas causas depende de avaliação individual. Muitos tutores consideram os vômitos normais porque "gatos tem que vomitar bolas de pelos", e isso não necessariamente é uma verdade.

Alguns gatos vomitam bolas de pelos e tem uma frequência definida pra que esses vômitos aconteçam. Apesar disso, não são todos os gatos que vomitam bolas de pelos e nem todos os vômitos que contenham pelos são "normais". O ideal é que os pelos do gato sejam escovados com regularidade, evitando a ingestão excessiva de pelos mortos.
É possível que vômitos pontuais sejam somente má digestão e ingestão de alimentos inapropriados. Esteja atento com alimentos que pessoas da casa possam ter oferecido e plantas que você tenha em casa. Em qualquer sinal de vômito por intoxicação, que vem acompanhado de outros sintomas como salivação intensa e depressão, procure imediatamente um serviço de emergência.
E o que fazer se seu gato está vomitando ou vomita com certa frequência? Procure orientação veterinária. Saiba que frequência é essa, qual o aspecto do vômito, cor, se contém pelos ou não, quantidade, se ocorre antes ou após a alimentação. Todos esses dados são importantes e vão ajudar o veterinário a fazer uma triagem mais assertiva do problema do seu gatinho. Vômitos frequentes podem significar diversos tipos de doenças, como gastrite, pancreatite, doença intestinal inflamatória e outros.
NÃO MEDIQUE SEU GATINHO POR CONTA! Gatos são animais sensíveis e não metabolizam tão bem determinadas substâncias no fígado. Mesmo na melhor das intenções, você pode acabar intoxicando seu gatinho com medicamentos. O melhor tutor é o que busca o veterinário e não medica em casa.
Comments